Quem Somos

Institucional

1 – O C-BIOTECH

O Centro de Biotecnologia Molecular (C-BIOTECH) é uma plataforma tecnológica ligada ao Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (PCTec). Trata-se de uma estrutura laboratorial de caráter multiusuário disponível a pesquisadores da UnB e de outras ICTs, assim empresas de base tecnológica. Além de laboratórios bem equipados, o Centro oferece assessoria científica a empresas, universidades e outros centros de pesquisa que desejam desenvolver bioprocessos envolvendo microrganismos geneticamente modificados.

2- Histórico

As pesquisas em biotecnologia molecular na UnB remontam aos anos 80 com os trabalhos do prof. Spártaco Astolfi Filho no Laboratório de Biologia Molecular do Instituto de Ciências Biológicas (IB). Estas pesquisas estavam relacionadas com o desenvolvimento de microrganismos geneticamente modificados para a produção de bioetanol a partir de fontes amiláceas, assim como de biofármacos. Nos anos 2000, pesquisadores lotados neste Laboratório propuseram a criação de centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação que promovesse a interação com empresas e facilitasse a transferência de tecnologia. Essa foi a motivação para a criação do Centro de Biotecnologia Molecular (C-BIOTECH) no dia 03 de novembro de 2006. Em 2010, a UnB captou recursos, oriundos de emenda parlamentar do então senador Rodrigo Rolemberg, para a construção da sede do C-BIOTECH em área dedicada do Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da Universidade.

Em 2015, o C-BIOTECH foi credenciado junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás, Natural e Biocombustíveis (ANP) a realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento com recursos provenientes desta Agência.

Em 2022, como resultado da Política de Inovação da UnB, o C-BIOTECH foi incorporado ao PCTec como uma das suas plataformas tecnológicas e, em outubro do mesmo ano, foi iniciada a construção da sede do Centro em área dedicada do PCTec.

O prédio do C-BIOTECH tem uma área total de 2.400 m2 dividido em 5 grandes laboratórios (Biologia Sintética, Microbiologia, Fermentação, Análises Bioquímicas e Cultura Celular) além de laboratório de bioinformática, dentre outros. É de se destacar que uma sala foi especialmente reservada para a incubação de empresas startup em biotecnologia. A inauguração da sede do C-Biotech se dará em 2024.

Em dezembro de 2023, o C-Biotech atingiu um importante marco tornando-se sede do “Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Biotecnologia Industrial”.

3 – Missão do C-BIOTECH

“Desenvolver projetos biotecnológicos utilizando as ferramentas da biotecnologia moderna em parceria com empresas de base tecnológica públicas ou privadas, que atuam em áreas estratégicas da economia brasileira, visando desenvolver bionegócios e gerar riqueza, emprego e bem-estar social.”

4 – Estrutura organizacional do C-BIOTECH

5 – Áreas de atuação

  • Biotecnologia industrial (biocombustíveis, biorrefinaria, produção de enzimas e de químicos)
  • Saúde humana e animal (biofármacos, vacinas, kits de diagnóstico)
  • Aproveitamento da biomassa e fixação de CO2
  • Alimentação humana e animal

6 – Competências

A equipe científica do C-Biotech é multidisciplinar e reúne competências nas áreas de biologia molecular, bioprocessos, fermentação, purificação de proteínas e análises bioquímicas. Os pesquisadores têm experiência na manipulação genética de procariotos (Escherichia coli, Zymomonas mobilis, clostrídeos) e eucariotos (Saccharomyces cerevisiae, Pichia pastoris, fungos filamentosos e células de mamíferos). O C-BIOTECH conta, ainda, com a assessoria de Laboratórios Associados que oferecem competências complementares em bioquímica, bioeconomia, planejamento estratégico e imunologia

7 – Interação com o setor produtivo

Tipicamente, os pesquisadores do C-Biotech trabalham sob demanda do setor produtivo em projetos de P,D&I que envolvam o desenvolvimento de bioprocessos, desde as etapas de desenho e síntese de genes, expressão heteróloga, purificação e caracterização do bioproduto até análise de mercado e gestão estratégica. Buscamos solucionar gargalos tecnológicos para que os produtos biotecnológicos das empresas possam atingir níveis maiores de TRL (5 a 7). Dentre as empresas parceiras, destacam-se: Petrobras, Sinochem, UNIBIOTECH, Krilltech, BETA 1-4.

8 – Empreendedorismo

O C-BIOTECH foi originalmente concebido como uma estrutura para facilitar a interação academia-empresa e gerar produtos, processos e serviços. Neste contexto, o C-BIOTECH oferece uma área de co-working com 75 m2 onde empresas startups criadas por alunos da UnB podem se instalar e utilizar a infraestrutura do Centro.

9 – Equipamentos

O C-Biotech oferece infraestrutura de equipamentos de caráter multiusuário cujo uso deve ser agendado antecipadamente. Os equipamentos multiusuários são destinados ao desenvolvimento de bioprocessos desde as etapas de clonagem até purificação e caracterização de bioprodutos. Os equipamentos contemplam as seguintes atividades: biologia molecular, microbiologia, processos fermentativos, purificação de proteínas e análises bioquímicas. Os equipamentos também podem ser visualizados na página do C-Biotech na plataforma PNIPE (https://pnipe.mcti.gov.br/laboratory/4432).

10 – Agende o uso de equipamentos

Se desejar usar os equipamentos do C-BIOTECH, siga as instruções no link.

Pular para o conteúdo